terça-feira, 28 de abril de 2020


PANDEMIA E ECONOMIA
Os empresários estão preocupados, uma vez que a pandemia que grassa por todo o mundo trouxe consigo uma grande recessão, o mundo está parado, em tratamento e os negócios estão em risco. Isto é um facto, a somar aos problemas do contágio, do Serviço Nacional de Saúde, dos empregos, falta de rendimentos das famílias e das instituições para suprirem as necessidades da comunidade.
Vivemos em sociedade, precisamos uns dos outros e, se a sociedade está em crise todos nós estamos com problemas, não apenas os empresários.
O Senhor Miguel de Sousa, empresário e político, escreveu no DN que é preciso muito dinheiro para as empresas sobreviverem. E mais: diz que o lay-off faz transferir para a Madeira 50 milhões de euros do Orçamento de Estado a fundo perdido. Então o dinheiro do OE não é dinheiro dos nossos impostos? Tão necessário para as necessidades de todo o Povo Português! Parece que estas palavras saem da boca de alguém que só pensa em gastar ou como se o dinheiro do OE estivesse lá a refilar todos os dias. Desde que não seja do Orçamento Regional pode-se gastar à fartazana. Pensa certa gente como o Senhor Miguel de Sousa.
Diz ele que muitos empresários fazem muitos sacrifícios. É verdade que alguns, que de empresários só têm o nome, sobretudo os que trabalham por conta própria, vivem com dificuldades, sobretudo no momento presente. Mas não se pode generalizar. O Senhor Miguel de Sousa e outros como ele deveriam experimentar trabalhar por conta de outrem, ganhar o salário mínimo e aprender o que é fazer sacrifícios.
Outro assunto que este senhor abordou é situação dos partidos políticos. Ataca os partidos de esquerda, uma vez que pertence ao PSD – partido da direita. Chama parasitas de esquerda que nada produziram e andam na política para se elegerem a si próprios. Um indivíduo que tem protagonizado lutas políticas para ser eleito e ter a veleidade de escrever afirmações destas, o que pensa dos leitores? Que somos todos ignorantes? Estúpidos? E ainda chama parasitas aos políticos de esquerda! Seria melhor que olhasse para a Fundação Social Democrata - PSD, que recebe muito dinheiro da ALM e, segundo veio a público há alguns anos, devia milhares de euros de água e electricidade e também à Empresa Horários do Funchal. Quem são os parasitas? Os políticos da esquerda ou os do PSD?
Segundo a Comunicação Social, alguns países não apoiam as empresas que levaram dinheiro para os paraísos fiscais e está muito certo. Vão buscar o dinheiro que possuem e segurem as suas empresas em vez de exigirem do Orçamento de Estado. Esta medida deve ser aplicada em Portugal e estendida às empresas que vão pagar impostos no estrangeiro. Se não contribuem para o Orçamento de Estado não têm o direito de beneficiar dele.
Conceição Pereira
               Este texto foi publicado no Diário de Notícias da Madeira no dia 24/4/ 2020  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.